Brejo Santo CE - Brejo Santo Ceará

Brejo Santo CE  -  Brejo Santo Ceará





Brejo Santo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Brejo Santo
"Brejim"
Vista da cidade com o trecho da BR-116 ao meio.

Vista da cidade com o trecho da BR-116 ao meio.
Bandeira de Brejo Santo
Brasão desconhecido
Bandeira Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 26 de agosto
Fundação 1862
Gentílico brejos-santense
Prefeito(a) Guilherme Sampaio Landim (PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Brejo Santo
Localização de Brejo Santo no Ceará
Brejo Santo está localizado em: Brasil
Brejo Santo
Localização de Brejo Santo no Brasil
07° 29' 34" S 38° 59' 06" O
Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Sul Cearense IBGE/2008 1
Microrregião Brejo Santo IBGE/2008 1
Municípios limítrofes Norte; Missão Velha, Abaiara e Milagres Sul: Jati e Pernambuco, Leste: Mauriti Oeste: Porteiras
Distância até a capital 510 km
Características geográficas
Área 661,959 km² 2
População 45 190 hab. IBGE/20103
Densidade 68,27 hab./km²
Altitude 381 m
Clima Tropical Semiárido brando e Tropical
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,647 médio PNUD/2010 4
PIB R$ 239 566,00 mil IBGE/20105
PIB per capita R$ 5 301,31 IBGE/20105
Página oficial
Brejo Santo é um município brasileiro localizado na microregião de Brejo Santo, mesorregião do Sul Cearense. Sua população estimada em 2010 é de 45.114 habitantes

Etimologia

O topônimo Brejo Santo faz uma alusão ao nome de uma fazendeira e figura de influência política. Sua denominação original era Brejo da Barbosa, depois Brejo dos Santos e desde 1938, Brejo Santo.

História

As terras localizada no sopé da Chapada do Araripe, eram habitadas pelos índios Kariri6 , antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariri, catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas. Brejo Santo como núcleo urbano surgiu neste contexto ao redor de uma fazenda.
No ano de 1858 existia, onde hoje se situa a cidade de Brejo Santo, duas casas: uma propriedade do Coronel Aristides Cardoso dos Santos e uma pertencente a viúva de Antonio José de Sousa, Senhorinha Pereira Lima, onde o tropeiro se abastecia de farinha, arroz, fumo, bebida, descansava os animais e depois partia em rumo de Jardim.
Neste mesmo ano, chegou a Brejo Santo, o Coronel Clementino Cavalcanti, Jose Francisco da Silva, sua esposa Ana Maria Gomes da Silva e seus filhos. Pouco a pouco, o povoado foi crescendo, surgindo novas casas, bodegas e com uma tendência sempre ascendente de desenvolvimento, foi concedido os Foros do Distrito. Por iniciativa de Basílio Gomes da Silva, filho de José Francisco da Silva, foi enviada uma carta a Dr. Antônio Luiz dos Santos solicitando a criação da freguesia de Brejo dos Santos. Com a Lei Provincial numero 1.708, de 25 de julho de 1876, criou-se a paróquia, separando, assim, das paróquias de cidades vizinhas, entretanto, somente em 02 de setembro de 1877 é que o Padre Francisco Lopes Abath chegou a cidade.
Com a frequente expansão populacional e comercial, Brejo dos Santos tornou-se vila pelo decreto numero 49,de 26 de agosto de 1890, de autoria do Governador do Estado, Coronel Luiz Antônio Ferraz, criando, assim, a "Villa de Brejo dos Santos”. Finalmente, a vila passou a cidade pelo Decreto-Lei Estadual numero 448, de 20 de dezembro de 1938, com o topônimo simplificado de Brejo Santo.
A cidade de Brejo Santo somente tomou a configuração física dos dias atuais com a Lei numero 1.153, de 22 de Novembro de 1951, ficando, por conseguinte, assim constituído: Brejo Santo (Sede do Município) São Felipe e Poço (Distritos), perdendo com a referida lei o distrito de Porteiras, que passou a configuração de cidade.7

Política

A administração municipal localiza-se na sede: Prefeitura.

Subdivisão

O município tem 3 distritos: Brejo Santo(sede), Poço e São Felipe.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 934,1 mm 8 com chuvas concentradas de janeiro à abril9 .

Hidrografia e recursos hídricos

O município está localizado na bacia hidrográfica do rio salgado, um afluente do Jaguaribe, com os riachos: do Bálsamo, Jenipapeira e dos Poços. Também se localiza em Brejo Santo o Açude Atalho que tem capacidade de armazenar 108 milhões de metros cúbicos de água. Este açude será o reservatório de entrada das águas do projeto de transposição do rio São Francisco, o que tornará a cidade uma possível recebedora de projetos de desenvolvimento agrícolas e industriais. Além disso espera-se a construção da ferrovia transnordestina, que deverá impulsionar ao setor primário e secundário de toda a região.

Relevo e solos

Localizado no sopé da Chapada do Araripe, uma fértil do sul cearense. Apesar da infinidade de tipos de solos presentes no município destacam-se, duas espécie de solos – que predominam são eles: o V3 e o PE25. Ambos são constituídos principalmente de argila, predomina a cor marrom escura e é intercalada de lentes de argila cinza esverdeada. O solo tipo V3 abundante nas proximidades do Riacho Jenipapeiro, nas regiões do Poço e também no Riacho dos Porcos. Já o solo tipo PE25 pode ser encontrado no restante do município. Constitui-se de un solo mais rico para o cultivo As principais elevações são as serras: da Balança, do Araripe, Canabrava, do Poço e Cacimbas.

Vegetação

A vegetação é bastante diversificada, apresentando domínios de cerradão, caatinga e cerrado.

Economia

É um dos maiores produtores de feijão e milho do estado do Ceará. Com uma agricultura diversificada, contando com projetos de fruticultura irrigada (uva, banana e coco) e uma pecuária, com um grande número de projetos e produção de leite em regime intensivo (pastejo irrigado), contando com um dos maiores rebanhos de gado Nelore do estado do Ceará que fica na Fazenda Ribeirão propriedade de Dr.Cleidson Rangel medico e pecuarista que conta com mais de 5.000 cabeças de gado. A sede do município é cortada pela rodovia federal BR-116 e se tornou a cidade-centro da vigésima região administrativa do estado, Cariri Oriental, e pólo de desenvolvimento do sul do Ceará.A cidade irá contar com os prejetos de transposição do Rio São Francisco e com a Transnordestina, com isso a cidade será o maior polo de irrigação do estado e terá capacidade de abastecer todo Ceara. O setor terciário teve um impulso nas últimas décadas, tornado a cidade um centro comercial e de profissionais liberais para toda a região. O município é um dos três maiores centros comerciais da região, ao lado de Juazeiro do Norte e Crato.

Cultura

Os principais eventos culturais são a festa do Sagrado Coração de Jesus, no quarto dia do mês de setembro e a vaquejada - realizada no final do mês de agosto - periodo que concentra a semana do município e atrai pessoas de toda a região.(O bloco carnavalesco "O Cabeção" também é uma tradição de Brejo Santo). Outras atrações que vem se tornando parte da cultura local são os festivais de rock: Rock in brejo e São Rock, que tem atraído pessoas de cidades circunvizinhas.

Ligações externas

Referências

  1. Ir para: a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. Ir para cima IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Ir para cima Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de setembro de 2013.
  4. Ir para cima Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Página visitada em 11 de setembro de 2013.
  5. Ir para: a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 set. 2013.
  6. Ir para cima Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ott
  7. Ir para cima Araújo Novais, Bruno (22/11/2008). trilhasecologicas.com: DESENVOLVIMENTO DE BREJO SANTO-CE. Página visitada em 2013-01-13. "texto inserido pelo próprio nesta edição"
  8. Ir para cima Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
  9. Ir para cima Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



0 comentários :